segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CDPB

CDPB

Projeto da Cia de Dança Pala Ballet

Sede Provisória: Rua Marechal Rondon nº 40, 1º de Maio
Responsável: Paloma Roberta Bispo das Mercês

O Projeto

A Região Norte de Belo Horizonte é considerada uma das áreas mais carentes da Cidade, apresentando um alto índice de desemprego, criminalidade e condições de vida um pouco precária. A região abrange os bairros 1º de Maio, Providência, Heliópolis, São Paulo, São Gabriel Tupi, Guarani, Planalto alem de outros bairros e favelas que se situam as margens da Avenida Cristiano Machado. Entretanto pouco são os Projetos Culturais e Lazer monitorado na região, deixando nossas crianças e jovens com poucas opções para trabalhar o corpo e mente.
O desenvolvimento de mais projetos na região evitaria que nossas crianças e jovem  ocupassem o tempo na ociosidade. Essa paralisação da mente e do corpo vem rapidamente levar-los a criminalidade ou desenvolverem outras atividades negativas.
Foi pensando nisso que a Cia de Dança Pala Ballet (CDPB) deseja desenvolver um projeto de Dança.
Neste contexto procuramos elaborar um projeto que atenda este perfil das Crianças. Pensamos na dança como forma de organizar um espaço para trabalhar o corpo e a mente das crianças direcionando  para a criatividade que já lhes é presente no cotidiano. Muitas vezes vemos no dia-a-dia as crianças se divertindo espontaneamente com a dança. Sabemos que esse é o sonho de muitas crianças que adoram a dança. Este potencial pode e deve ser trabalhado. Por outro lado sabemos que é muito difícil para uma família de baixa renda e ocupada com seu trabalho proporcionar isto aos seus filhos, pois nem sempre podem pagar aulas de balé em uma escola de bale tradicional. É necessário equipamentos para que essas famílias sejam integradas no processo social.
A CDBP atende com sede provisória no prédio da Associação de Moradores do Bairro 1º de Maio, Nova Vida, na Rua Marechal Rondon nº 30 bairro 1º de Maio atualmente atendemos cerca de 60 crianças e adolescentes entre 2 e 21 anos divididos em 5 turmas.
O trabalho é desenvolvido por 2 professores bailarinas e ex-alunas da Soc. Art. Mirin de BH e outras escolas de dança. Orientada pela Professora Paloma Bispo.
Lembrando que com a Dança quem dança é a Violência.


Metodologia

Objetivos gerais:

- Postura correta do corpo;
- Dominar o equilíbrio e coordenação;
- Extensão e flexão dos músculos;
- Deslocamento com mudança de direções do corpo;
- Coordenação motora fina e grossa;
- Musicalidade;
- Trabalhar a concentração e exercícios de memória;
- Prender e desenvolver alguns passos básicos para execução de pequenas danças harmonizando os movimentos, desenvolver e estimular a criatividade do aluno para que ele consiga se expressar;
-         Acolher bem o aluno;
-         Auxiliá-lo no seu processo de individuação e aquisição de autonomia;
-         Fazer o reconhecimento da criança enquanto um ser autônomo, individual e diferenciado,
valorizando as diferentes performances e danças que surgem;
-         Ajudá-la na tomada de consciência de si e do mundo ao seu redor,
-         Incentivar o convívio com o social, com a disciplina e com as regras;
-         Auxiliá-la na construção do seu esquema corporal e melhor conhecimento de si;
-         Desenvolver atividades que favoreçam a capacidade de segmentação do corpo, assim como o
desenvolvimento da coordenação motora global;
-         Propor exercícios que auxiliem a criança a desenvolver suas capacidades de identificação, classificação e comparação.
-         Favorecer um contato lúcido, satisfatório e prazeroso entre a criança, seu corpo, seus movimentos e a música;
-         Assegurar o bom desempenho de aquisições motoras globais já consolidadas e incentivar novas aquisições;
-         Promover situações que facilitem o amadurecimento de todas as funções psicomotoras.
-         Instigar a capacidade criadora e criativa da criança incentivando-a criar sua própria dança;
-         Promover atividades nas quais a criança passe a ter maior controle tônico-motor;
-         Desenvolver um trabalho de “estudos do corpo”;
-         Auxiliar a criança na percepção e introjeção rítmica;
-         Desenvolver atividades que promovam um domínio maior da criança com o espaço ao seu redor;
-         Dar seqüência ao trabalho de estruturação corporal através da técnica clássica utilizada como uma forma de linguagem a partir dos elementos básicos da dança;
-         Promover situações de improvisação de dança e jogos teatrais;
-         Incentivar a criança a criar coreografias individuais ou coletivas;
-         Trabalho postural. Ênfase no tronco
-         Adaptação ao trabalho em ½ lua, bem como noção de espaço (limites entre o seu espaço e o espaço do outro.
- Trabalhar Ritmo
- Técnica dos exercícios
- Noções de espaço e coordenação dos movimentos
- Trabalhar também o mundo imaginário da criança. Inventar histórias e dramatizar dentro do interesse delas.

Faixa Etária:

As turmas são separadas por faixa etária procurando a similaridade de aprendizado. Com aproximadamente 10 a 15 alunos por turma, não sendo feita nenhuma seleção para se ingressar nas turmas.

Ballet Clássico             2 a 4 anos
Ballet Clássico             5 e 7anos
Ballet Clássico             8 a 10 anos
Ballet Clássico e Livre  a partir de 11 anos
Aulas de Ponta para alunas a partir de 10 anos. É necessária uma avaliação física para ingressar nessa turma.


Referência base:

02, 03 e 04 ANOS

CONSCIÊNCIA CORPORAL
Percepção de todo o corpo, cabeça, troncos e membros, como conjunto integral ativo.

NOÇÃO DE ESPACIALIDADE
Percepção do espaço físico em relação ao próprio corpo (Que espaço meu corpo ocupa)

INDEPENDÊNCIA
Aquisição de autonomia na realização de todas as atividades ( Troca de roupas, improvisação)

EXPRESSIVIDADE
Reforçar e incentivar as comunicações corporais. (Sem medo de expressar, de dançar)

DISPLINA
Controlar a hora de usar o banheiro, beber água, conversar e brincar.

SOCIALIZAÇÃO
Promover o convívio social, respeitando os limites de cada relação.


Recursos Necessários

Espaço fechado que atenda o número de alunas;
Uniforme de Ballet: Colam, saia, meia calça, coque e sapatilha, bermuda, camisa ou camiseta;
Armário para guardar o material do Balé;
Aparelho de som com CD;
Barras de ferro;
Espelho;
Tapetes de linóleo.


Pagamentos

Mensalidade no valor de R$30,00 (Trinta Reais) por aluno. Cada aluno recebe um carnê referente aos meses seqüentes de aula até o fim do ano.

 
Ø      35% - Pagamento Integral R$30,00  (Trinta Reais)
Ø      35% - Bolsista com pagamento parcial: _ R$20,00 (Vinte Reais) ou R$15,00 (Quinze Reais)
Ø      30% - Bolsista Integral.

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